quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Projeto Sulfurarte

O Projeto Sulfurarte surgiu a partir da iniciativa de seu idealizador (Gezinho Jimmy), que observou a falta de atividades oferecidas a um grande número de jovens em algumas comunidades carentes. Para auxiliar no combate à ociosidade e exposição à outros tipos de interesses que encontram nas ruas, o Projeto consiste em oficinas de construção de instrumentos de percussão artesanais. Nelas, as crianças e adolescentes aprendem todo o processo de confecção dos instrumentos, assim como o ditado rítmico e formação de grupo musical. Há a possibilidade de opção apenas pelas oficinas de construção, independentemente das oficinas de ditado e banda rítmica.
Essa atividade incentiva a criatividade, trabalho com as mãos, percepção musical e diversos outros fatores que auxiliam na busca de uma formação profissional e posterior inserção no mercado de trabalho. O aprendizado das técnicas envolvidas permite a criação de trabalhos próprios, sendo que futuramente os jovens podem criar seus instrumentos, de maneira individual e diferenciada.
As técnicas consistem em corte, lixamento, montagem, pintura, aparelhamento de madeira, afinação, acabamento, dentre outros, utilizando materiais como madeira, pvc, garrafas plásticas, cerâmica, tubos de metais, etc. A maioria dos materiais utilizados são recicláveis ou reutilizáveis.
Os resultados já alcançados com o Projeto mostram a importância das oficinas para os participantes e a satisfação dos mesmos ao aprender um novo ofício.
"Arte, cultura e educação de mãos dadas por um futuro melhor. Com esta proposta o Projeto Sulfurarte vem oferecendo a oportunidade de um futuro melhor para crianças e adolescentes. Tirando os pés da rua para colocar as mãos na arte".

Histórico do Projeto Sulfurarte

O Projeto Sulfurarte existe desde 2004. De 2004 a 2005 foi desenvolvido na Fazenda Lambari, na zona rural de Poços de Caldas, MG. Em 2005 também houve participação no Evento Cultural de férias, Julho Fest, e na Casa do Menor Dr. Ednan Dias na mesma cidade. Em 2006 foi a vez do Complexo Cultural Bairro Santa Augusta (vídeo); 2009 no Galpão das Artes e de 2005 a 2012 no Lar Criança Feliz (Poços de Caldas). O Projeto consiste em oficinas de construção de instrumentos de percussão, como marimbas, chocalhos e tambores. Hoje o Projeto busca por incentivadores/apoiadores para realização das oficinas em novas instituições.